terça-feira, 14 de janeiro de 2014

4 anos sem a Dr. Zilda Arnns.

Em 1983, a pedido da CNBB, a Dra. Zilda Arns cria a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello,

Cardeal Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia, que na época era Arcebispo de Londrina. 

Foi então que desenvolveu a metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João (Jo 6, 1-15). 

A educação das mães por líderes comunitários capacitados revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças facilmente preveníveis e a marginalidade das crianças. 

Após 25 anos, a Pastoral acompanha mais de 1,9 milhões de gestantes e crianças menores seis anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros.

Seus mais de 260 mil voluntários levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres.

“A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias”.

No mês de janeiro recordamos o falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann, Fundadora da Pastoral da Criança, que morreu vítima do terremoto ocorrido na cidade de Porto Príncipe,Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010. 

A ela, nosso carinho e eterna gratidão. 

Nessa edição, vamos recordar os principais fatos e ações que marcaram seu trabalho após a fundação da Pastoral da Criança em 1983.

0 comentários:

Postar um comentário