sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Paiçandu Inaugura Aterro Sanitario. Um grande Avanço para cidade.

Há alguns anos o então “lixão” da cidade foi fechado por determinação da justiça, visto que não atendia normas previstas pelo Instituto Ambiental do Paraná - IAP.

A Coleta de lixo tornou-se um problema para o Município que não enxergou outra solução: por meio de um contrato, o lixo passou a ser depositado no Aterro Sanitário da cidade de Sarandi, PR. 

Com isso a rotina dos caminhões passou a ser prejudicada, pois era perdido em torno de 04 horas diárias para ir até Sarandi descarregar o caminhão todas as vezes que estava com a capacidade máxima de lixo.
Com a inauguração e funcionamento do Aterro os gastos da cidade que era de aproximadamente 1.500.000/ano cai para menos da metade e poderá ser investido em outras melhorias.

Para o prefeito Tarcisio Marques do Reis é mais um momento vitorioso para o município e toda a população paiçanduense. “A partir de agora com o Aterro mais próximo queremos regularizar de forma ágil a coleta de lixo para que ela aconteça de forma satisfatória, gerando assim mais qualidade de vida para a população. Sem dúvida é um grande ganho”, destacou.

O secretário do Meio Ambiente Marcos Rogério disse que o local está devidamente preparado para atender a demanda da coleta de lixo na cidade, sob as normas do IAP, sem riscos de contaminar o solo ou mesmo qualquer outro tipo de contaminação.

Já o Secretário de Obras Renato Bariani salientou que todos os testes previstos foram realizados e o Aterro encontra-se apto e adequado para operar.
Com o Aterro Sanitário mais próximo estima-se que as coletas serão regularizadas não havendo mais atrasos no serviço que coleta em torno de 30 toneladas de lixo por dia. A obra que custou R$ 392.745,09, está concentrada num terreno de 05 alqueires e a previsão de vida útil do Aterro é de 30 anos.

O prefeito Tarcisio aproveitou a oportunidade e reforçou que em alguns meses, no mesmo terreno do Aterro terá início à construção de uma Central de Coleta e Venda de resíduos sólidos/ recicláveis.

Via: Paiçandu Blog News

0 comentários:

Postar um comentário