domingo, 27 de janeiro de 2013

Noite triste ao Povo do Rio Grande do Sul.

Informações afirmam que esta é a segunda maior tragédia do tipo no Brasil.

Na noite de sábado ( 26/01) um acidente incendiou a Boate Kiss em Santa Maria no Rio Grande do Sul, ocasionando a morte de 245 pessoas, até o momento apuradas,  sendo que o mesmo começou com o uso de artefatos pirotécnicos que estavam sendo usados pelo vocalista da banda que se apresentava no local.
A saída dos frequentadores foi dificultada pois a porta de emergência estava trancada e os seguranças no primeiro momento exigiram que as pessoas pagassem as comandas antes de sair do local.
A demora na saída fez com que ocorresse a morte de muitas pessoas por asfixia, algo que poderia ser evitado com a agilidade na liberação dos frequentadores da casa.
A Presidente Dilma já mobilizou seus ministros e direcionou recursos para amenizar a situação e colaborar no atendimento aos feridos, que são em torno de 50 pessoas espalhadas pelos hospitais, já os corpos estão no centro desportivo municipal, pois não haveria espaço no IML para tanta gente. Está sendo organizada neste momento uma forma de liberar a entrada da população para identificação dos corpos.
Mais uma vez nos perguntamos, porque nas casas noturnas não há efetivamente um cuidado maior com a segurança, com o treinamento de pessoal e saídas de emergência mais eficientes e rápidas ?
Eu como frequentador de algumas baladas e grande observador, muitas vezes indaguei a forma como as casas noturnas abordam isso, para evitar que pessoas "fujam" do lugar sem pagar a conta a maioria delas mantém as portas de emergência fechadas com cadeados, e em geral não sabemos com quem fica essa chave.
No Brasil temos visto que as medidas de segurança só são reavaliadas quando acontece alguma tragédia, isso em relação a todos os segmentos,já tivemos shoppings que explodiram, tumultos em eventos, enfim.. acho que a partir de hoje as leis de segurança serão revistas e os bombeiros irão apertar o cinto dos proprietários de casas noturnas e organizadores de festas.
Pelo nome da festa, aglomerados, me fica a impressão de que a mesma foi organizada por uma comissão de formatura universitária, coisa muito comum no interior, principalmente no sul do país, onde essas festas ganham grande proporção de público e popularidade, na maioria das vezes ocasionando a super população do local. De acordo com o comandante dos bombeiros a casa comportaria em média de 800 pessoas mas há estimativas de um publico de 2000 pessoas no local no momento que começou o incêndio.
Precisamos reavaliar com urgência nossas prioridades e o conceito humano de quanto vale UMA vida !
Pras famílias que perderam os seus filhos a dor é inexplicável, e nada que se faça de hoje em diante poderá consertar um erro fatal como este. Só lamento !!! Blog do Sidney Gomes

0 comentários:

Postar um comentário